FL Farol das Letras


| Início | Mapa do Sítio | Autor |

José Saramago

Breve Registo Biográfico

José Saramago nasceu na Azinhaga, aldeia ribatejana (Golegã), em 16 de novembro de 1922. Em Lisboa, fez estudos secundários (liceal e técnico) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir, compensando o facto com a sua condição de assíduo leitor da Biblioteca do Palácio das Galveias, atividade a que dedicava as horas pós-laborais.

O seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico nas oficinas do Hospital Civil de Lisboa, em cujos serviços administrativos viria, mais tarde, a ocupar um cargo. Entre as diversas atividades profissionais que exerceu, contam-se as de desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor e jornalista.

Publicou o seu primeiro livro, o romance Terra do Pecado, em 1947.

Como crítico literário, colaborou na revista Seara Nova, pertencendo, entre 1972 e 1973, ao corpo redatorial do jornal Diário de Lisboa.

Fez parte da primeira direção da Associação Portuguesa de Escritores, tendo sido, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em abril de 1975, foi nomeado diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias, vindo a ser destituído do cargo na sequência do 25 de novembro.

Na situação de desemprego, toma uma das mais importantes decisões da sua vida: dedicar-se exclusivamente à escrita, passando a viver, a partir de 1976, exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor.

É Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Turim (Itália), 1991, de Sevilha (Espanha), 1991, e de Manchester (Inglaterra), 1994. É ainda membro Honoris Causa do Conselho do Instituto de Filosofia do Direito e de Estudos Histórico-Políticos da Universidade de Pisa (Itália), membro da Academia Universal das Culturas (Paris), membro correspondente da Academia Argentina das Letras e membro do Parlamento Internacional de Escritores (Estrasburgo).

Manuel Maria




©
2001- - Manuel Maria, associado da SPA.
Textos em conformidade com as normas do novo acordo ortográfico.